Data:
Objetivos
de ensino:
- Conhecer manifestações artísticas da Cultura africana;
- Analisar máscaras em suas formas, volume, contorno, cores, materiais;
Objetivos de aprendizagem:
- Explorar objetos e imagens observando: materiais, forma, cor e elementos diversos .
- Falar sobre utilização das máscaras ;
- Comentar as impressões e sentimentos transmitidos pela obra,
- Experimentar técnicas artísticas e manipular materiais diversos, produzindo suas máscaras.
Sequencia de atividades: - Caixa-surpresa: Máscara africana de madeira para exploração pelas crianças na roda.
- Análise do objeto: As crianças estarão sentadas confortavelmente, onde todos possam enxergar bem o objeto. Certificar-se que tem a atenção de todos e iniciar a exploração:
- O que vocês estão vendo ?
- Que título pode ser dado à este objeto?
- Que sentimentos nos trazem? (alegria, dor, amizade,paz, amor, tristeza)
- Análise formal: Quais cores foram usadas? São fortes ou suaves? como são as formas?
- Técnica do artista: Quais materiais foram usados?
- Estudo da função da máscara:
- Leitura de um texto da enciclopédia sobre a utilização da máscara.
- Discussão na roda de conversa.
- Redação de um texto sobre o uso das máscaras.
- Produção da máscara. Propor para o grupo a produção de uma máscara com a técnica da papietagem em balão.
- Lista de materiais necessários.Fazer uma lista de materiais necessários com a turma, (lembrando que precisaremos da ajuda de familiares e será preciso um bilhete)
- Bilhete para os pais.Redigir um bilhete para a família solicitando ajuda e convidando para uma oficina.
- Estudo dos traços desenhados em máscaras. As crianças analisarão diversas imagens de máscaras e depois irão desenhar no quadro, na parede de azulejos, em folhas, …
- Oficina de produção das máscaras; As crianças irão iniciar o processo com seus pais. Depois de pronta a parte da papietagem, recortados orifícios para olhos, boca,...iniciar a pintura das máscaras.
- Confecção de etiqueta: Decidir com a turma como identificar a máscara para a exposição.
- Comentários das crianças na exploração da máscara, observando: materiais, forma, cor e elementos diversos .
- Comentários sobre a função das máscaras ;
- Colaboração com opiniões na construção do texto coletivo das máscaras, na lista de materiais, e na redação do bilhete.
- Evolução dos desenhos das crianças, comentários das crianças sobre a evolução dos próprios desenhos.
- Comentários durante a produção das máscaras.
Pontos
de Observação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário