quinta-feira, 6 de setembro de 2012

PRODUÇÃO DE ARTESANATO-MÁSCARAS AFRICANAS




Data:
Objetivos de ensino:
  • Conhecer manifestações artísticas da Cultura africana;
  • Analisar máscaras em suas formas, volume, contorno, cores, materiais;

Objetivos de aprendizagem:
  • Explorar objetos e imagens observando: materiais, forma, cor e elementos diversos .
  • Falar sobre utilização das máscaras ;
  • Comentar as impressões e sentimentos transmitidos pela obra,
  • Experimentar técnicas artísticas e manipular materiais diversos, produzindo suas máscaras.
    Sequencia de atividades:
  • Caixa-surpresa: Máscara africana de madeira para exploração pelas crianças na roda.
  • Análise do objeto: As crianças estarão sentadas confortavelmente, onde todos possam enxergar bem o objeto. Certificar-se que tem a atenção de todos e iniciar a exploração:
  • O que vocês estão vendo ?
  • Que título pode ser dado à este objeto?
  • Que sentimentos nos trazem? (alegria, dor, amizade,paz, amor, tristeza)
  • Análise formal: Quais cores foram usadas? São fortes ou suaves? como são as formas?
  • Técnica do artista: Quais materiais foram usados?

  • Estudo da função da máscara:
  • Leitura de um texto da enciclopédia sobre a utilização da máscara.
  • Discussão na roda de conversa.
  • Redação de um texto sobre o uso das máscaras.

  • Produção da máscara. Propor para o grupo a produção de uma máscara com a técnica da papietagem em balão.
  • Lista de materiais necessários.Fazer uma lista de materiais necessários com a turma, (lembrando que precisaremos da ajuda de familiares e será preciso um bilhete)
  • Bilhete para os pais.Redigir um bilhete para a família solicitando ajuda e convidando para uma oficina.
  • Estudo dos traços desenhados em máscaras. As crianças analisarão diversas imagens de máscaras e depois irão desenhar no quadro, na parede de azulejos, em folhas, …
  • Oficina de produção das máscaras; As crianças irão iniciar o processo com seus pais. Depois de pronta a parte da papietagem, recortados orifícios para olhos, boca,...iniciar a pintura das máscaras.
  • Confecção de etiqueta: Decidir com a turma como identificar a máscara para a exposição.

      Pontos de Observação:
  • Comentários das crianças na exploração da máscara, observando: materiais, forma, cor e elementos diversos .
  • Comentários sobre a função das máscaras ;
  • Colaboração com opiniões na construção do texto coletivo das máscaras, na lista de materiais, e na redação do bilhete.
  • Evolução dos desenhos das crianças, comentários das crianças sobre a evolução dos próprios desenhos.
  • Comentários durante a produção das máscaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário