quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Estudo roupas e adornos da África


PESQUISA SOBRE OS MODOS DE VESTIR E DE ENFEITAR NO CONTINENTE AFRICANO

OBJETIVOS DE ENSINO

·         Conhecer aspectos naturais e humanos do continente africano através da análise sobre o tipo de vestimenta e adornos.
·         Conhecer algumas significações acerca das cores e padrões das roupas.
·         Conhecer as principais vestimentas utilizadas pelos africanos nas mais diversas regiões do continente em estudo.
·         Conhecer as diversas funções que uma roupa e um acessório desempenha no dia a dia.
·         Organizar elementos diversos para elaborar a vestimenta ou adorno, sintetizando os conhecimentos adquiridos sobre a região e a função da referida roupa.
·         Contribuir com suas ideias, indicando elementos, materiais para a produção de motivos geométricos e de elementos da natureza para a construção de estampa para as roupas africanas.
·         Aprimorar pequenos movimentos de desenho, recorte, colagem, modelagem,...


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

·         Sugerir elementos, técnicas, para construir as vestimentas diversas e adornos.
·         Produzir vestimentas utilizando materiais e diversas técnicas artísticas.
·         Recortar, colar, pintar, amassar, dobrar (...), executando pequenos movimentos cada vez mais elaborados.
·         Conhecer sobre as significações do uso de vestimentas e adornos para o Africano.
·         Aprender técnicas de pintura em tecidos.


ATIVIDADES

·         Assistir alguns trechos de vídeos: O Rei Leão; Aladim,  Moisés, Kiricu e a Feiticeira, documentários da Web acerca de tipos de roupas e adornos utilizados pelo povo do continente africano e bem como apresentação de fotos de vestimentas africanas das mais diversas regiões de modo a relacionar com a posição social, a região do país, o caráter religioso da roupa ou adorno.
·         Montar com as crianças uma lista com os itens observados, tais como os materiais utilizados, as cores, as padronagens, o estilo das peças, procurando relacionar algumas peças do deserto, das cidades, das savanas, da floresta.
·         Realizar pesquisas em revistas e montar um painel com vestimentas das diversas partes da África bem como dos adornos.
·          Discutir e listar o que foi visto: (cores, tecidos, padronagens, estampas, materiais utilizados, objetos, costumes,... para definir elementos para a confecção dos adornos bem como das vestimentas.
·         Realizar experimentações com tintas naturais, levar para a turma o Urucum, a beterraba, o barro, o carvão, anis, outras coisas naturais de modo que possam pintar um pedaço de tecido.
·         Sobre o papel Kraft as crianças irão reproduzir numa seqüência lógica motivos geométrico, tão comuns na cultura africana.
·          O professor leva materiais e propõe a construção dos motivos geométricos, estudo de cores e formas comumente utilizadas, país de clima quente, relacionado diretamente com as cores e padrões das roupas e tecidos, ora com fibras naturais, seguindo uma tendência naturista.
·         Discutir com a turma como está ficando o trabalho, o que falta, e como será a identificação.
·         Realizar um desfile com colares e vestimentas produzidas ao longo do projeto.
·         As crianças realizarão análise de desenhos, imagens que lhes sirvam de subsídios para a construção das vestimentas e dos adornos e colares, para isso será necessário estudo de desenhos, cores e padronagens.
·         Realizar uma oficina de adornos de cabelo com cabeleireira especialista em penteado afro de modo a mostrar que o cabelo afro é diferente e é bonito só que pede cuidados diferenciados, que cada criança pode também enfeitar e adornar seu cabelo, isso leva as crianças a relacionarem que em nossa cultura a nosso modo também cuidamos dos nossos cabelos, seja homem ou mulher.
·         Propor que cada turma construa uma colcha de retalhos com as mais diversas técnicas a serem estudadas, com os mais diferentes motivos, de modo a que possam ver nelas retratados os principais motivos artísticos do continente Africano, o referido pano poderá servir de base para tapetes, colchas, roupas ou mesmo uma tenda ou rede.
·         Confeccionar com as crianças um Tuareg roupa do deserto e uma Burca e experimentar a sensação ao utilizar a referida vestimenta, levar a criança a expressar o que e como se sentiu ao utilizar o referido aparato.

Um comentário:

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