PESQUISA
SOBRE OS MODOS DE VESTIR E DE ENFEITAR NO CONTINENTE AFRICANO
OBJETIVOS DE ENSINO
·
Conhecer aspectos naturais e humanos
do continente africano através da análise sobre o tipo de vestimenta e adornos.
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Conhecer algumas significações acerca
das cores e padrões das roupas.
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Conhecer as principais vestimentas
utilizadas pelos africanos nas mais diversas regiões do continente em estudo.
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Conhecer as diversas funções que uma
roupa e um acessório desempenha no dia a dia.
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Organizar elementos diversos para elaborar
a vestimenta ou adorno, sintetizando os conhecimentos adquiridos sobre a região
e a função da referida roupa.
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Contribuir com suas ideias, indicando
elementos, materiais para a produção de motivos geométricos e de elementos da
natureza para a construção de estampa para as roupas africanas.
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Aprimorar pequenos movimentos de
desenho, recorte, colagem, modelagem,...
OBJETIVOS DE
APRENDIZAGEM
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Sugerir elementos, técnicas, para
construir as vestimentas diversas e adornos.
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Produzir vestimentas utilizando materiais
e diversas técnicas artísticas.
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Recortar,
colar, pintar, amassar, dobrar (...), executando pequenos movimentos cada vez
mais elaborados.
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Conhecer
sobre as significações do uso de vestimentas e adornos para o Africano.
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Aprender
técnicas de pintura em tecidos.
ATIVIDADES
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Assistir alguns trechos de vídeos: O
Rei Leão; Aladim, Moisés, Kiricu e a
Feiticeira, documentários da Web acerca de tipos de roupas e adornos utilizados
pelo povo do continente africano e bem como apresentação de fotos de vestimentas
africanas das mais diversas regiões de modo a relacionar com a posição social,
a região do país, o caráter religioso da roupa ou adorno.
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Montar com as crianças uma lista com
os itens observados, tais como os materiais utilizados, as cores, as padronagens,
o estilo das peças, procurando relacionar algumas peças do deserto, das
cidades, das savanas, da floresta.
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Realizar pesquisas em revistas e
montar um painel com vestimentas das diversas partes da África bem como dos
adornos.
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Discutir e listar o que foi visto: (cores,
tecidos, padronagens, estampas, materiais utilizados, objetos, costumes,...
para definir elementos para a confecção dos adornos bem como das vestimentas.
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Realizar experimentações com tintas
naturais, levar para a turma o Urucum, a beterraba, o barro, o carvão, anis,
outras coisas naturais de modo que possam pintar um pedaço de tecido.
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Sobre o papel Kraft as crianças irão
reproduzir numa seqüência lógica motivos geométrico, tão comuns na cultura
africana.
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O
professor leva materiais e propõe a construção dos motivos geométricos, estudo
de cores e formas comumente utilizadas, país de clima quente, relacionado
diretamente com as cores e padrões das roupas e tecidos, ora com fibras
naturais, seguindo uma tendência naturista.
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Discutir com a turma como está
ficando o trabalho, o que falta, e como será a identificação.
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Realizar um desfile com colares e
vestimentas produzidas ao longo do projeto.
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As crianças realizarão análise de
desenhos, imagens que lhes sirvam de subsídios para a construção das
vestimentas e dos adornos e colares, para isso será necessário estudo de
desenhos, cores e padronagens.
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Realizar
uma oficina de adornos de cabelo com cabeleireira especialista em penteado afro
de modo a mostrar que o cabelo afro é diferente e é bonito só que pede cuidados
diferenciados, que cada criança pode também enfeitar e adornar seu cabelo, isso
leva as crianças a relacionarem que em nossa cultura a nosso modo também
cuidamos dos nossos cabelos, seja homem ou mulher.
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Propor que
cada turma construa uma colcha de retalhos com as mais diversas técnicas a
serem estudadas, com os mais diferentes motivos, de modo a que possam ver nelas
retratados os principais motivos artísticos do continente Africano, o referido
pano poderá servir de base para tapetes, colchas, roupas ou mesmo uma tenda ou
rede.
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Confeccionar
com as crianças um Tuareg roupa do deserto e uma Burca e experimentar a
sensação ao utilizar a referida vestimenta, levar a criança a expressar o que e
como se sentiu ao utilizar o referido aparato.
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