quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Construção de Maquete Coletiva -Mapa da África


OBJETIVOS DE ENSINO
  • Conhecer aspectos naturais e humanos do continente africano;
  • Organizar elementos diversos para elaborar a maquete, sintetizando os conhecimentos adquiridos sobre a região
  • Contribuir com suas ideias, indicando elementos, materiais para a produção da maquete,
  • Aprimorar pequenos movimentos de desenho, recorte, colagem, modelagem,...

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
  • Sugerir elementos, técnicas, para construir uma maquete;
  • produzir a maquete utilizando materiais e diversas técnicas artísticas.
  • Recortar, colar, pintar, amassar, dobrar(,...), executando pequenos movimentos cada vez mais elaborados.
SEQUENCIA DE ATIVIDADES
  • Conhecer as paisagens africanas_Assistir alguns trechos de vídeos: O Rei Leão; Aladim, e apresentação de fotos de cidades africanas; que apresentam as paisagens naturais, construções, e pessoas.

  • Redigir lista_Discutir e listar o que foi visto: ( campos, árvores, animais, objetos,pessoas,  costumes,.....) para definir elementos para a maquete

  • Projetar a maquete_O professor  propõe a participação na construção da maquete, planeja qual paisagem irá representar,materiais necessários e sua disposição na maquete.
  • Texto coletivo_Redigir um texto sobre a paisagem que será representada, onde cada criança colabora com sua opinião na elaboração.
  • Construção-Iniciar a produção.Discutir com a turma como está ficando o trabalho, o que falta.
  • Estudar o conjunto_ Observar a maquete durante o processo da construção das outras turmas, quais paisagens estão representando, o que falta. 
  • Quando a maquete estiver pronta, brincar de repórter , explicando o que tem na maquete, e gravar para postar no blog.

PONTOS DE OBSERVAÇÃO PARA REGISTROS E PUBLICAÇÃO NO Blog
  • Comentários das crianças sobre os vídeos que assistiram, o material que pesquisaram,...
  • Colaboração para o texto coletivo.
  • Opiniões durante o projeto.
  • Opiniões e falas  na gravação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário