quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Produção de Texto- Bilhete




O bilhete é um gênero de texto conhecido pelas crianças, e não podemos dispensar as inúmeras oportunidades que surgem todos os dias de produção de texto.
Lembretes:
  • As crianças são capazes de produzir textos,o professor precisa resistir à tentação de ditar seu próprio texto, de escrever já corrigindo tudo.
  • O professor precisa planejar antecipadamente as perguntas e intervenções necessárias para que as crianças manifestem suas sugestões.
  • Estas atividades devem ser realizadas em vários momentos, portanto é necessário que seja planejado com antecedência.
OBJETIVOS DE ENSINO
  • Apresentar os elementos de um bilhete (Cabeçalho com identificação do CEI; data, destinatário, mensagem, remetente,assinatura)
  • Levar a criança a perceber que é preciso considerar o destinatário ausente, e a necessidade de clareza para que a mensagem possa ser compreendida
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
  • Identificar os elementos de um bilhete (Cabeçalho com identificação do CEI; data, destinatário, mensagem, remetente,assinatura)
  • Interessar-se pela escrita, ainda que não de forma convencional
  • Perceber que é preciso considerar o destinatário ausente, e a necessidade de clareza para que a mensagem possa ser compreendida
  • Perceber que escrever uma mensagem é diferente de falar.
  • Escrever textos, dentro de suas possibilidades

Atividade 1: Iniciando a elaboração do bilhete
  • A partir de uma necessidade promover como solução a escrita de um bilhete.
  • Ler alguns bilhetes para serem discutidos (ex: caderno de bilhetes)(Por que está escrito Cei... em todos os bilhetes? Por que aparece a data?Quem irá ler o bilhete?Por que está escrito (ex: a direção(remetente))?
  • Após a discussão, solicitar às crianças que opinem COMO DEVE SER ESCRITO o bilhete(neste momento a intenção do professor é que a criança perceba a diferença entre a fala e a escrita de um bilhete)(Perceber que é preciso considerar o destinatário ausente, e a necessidade de clareza para que a mensagem possa ser compreendida)
  • O professor escreve o que as crianças ditaram, do jeito que foi falado por elas.
  • Depois de escrito, o o professor relê o texto para a turma e reflete com o grupo como melhorar a escrita. (analisa a concordância e coerência)
  • Após a reorganização da escrita da mensagem, o professor discute se todos os elementos estão presentes: (Cabeçalho com identificação do CEI; data, destinatário, mensagem, remetente,assinatura)
  • Decidir com o grupo se as crianças irão copiar o bilhete, ou se irá para impressão.
Se a opção for a cópia, pedir que as crianças copiem de seu jeito. O professor digita e imprime uma cópia, mas envia junto o bilhete escrito pela criança, para valorizar o que ela já sabe escrever.


Nenhum comentário:

Postar um comentário