quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: QUE SOM É ESSE?



OBJETIVOS DE ENSINO

  • Oportunizar o conhecimento de algumas músicas da cultura africana e aspectos do local de origem destas;
  • Desenvolver a noção rítmica (respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, movimentar-se dentro da melodia musical)
  • Oportunizar momentos que possibilitem à criança a reelaboração de seu trabalho através da observação, análise e reestruturação;
  • Oportunizar momentos de pesquisa e elaboração de textos informativos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
  • Cantar músicas da cultura africana;
  • Movimentar-se conforme o ritmo da música;(palmas, outros...)
  • Perceber que é possível aperfeiçoar a técnica de canto , assistindo a filmagem do próprio grupo cantando;
  • Expressar o que sabe e quais são as curiosidades nas rodas de conversa;
  • Contribuir com suas ideias na construção do texto informativo coletivo;
ATIVIDADES

  • OUVINDO MÚSICAS AFRICANAS _Em um local tranquilo, ouvir o CD do Livro Musica Africana na Sala de Aula.
  • ESCOLHENDO UMA MÚSICA_ Após a audição , escolher uma música que tenha chamado mais a atenção, e ouvir novamente com maior atenção.

  • APRENDENDO A MÚSICA ESCOLHIDA_ O professor descreve sua técnica

  • RODA DE CONVERSA_Alguém sabe de onde veio esta música? Por que você acha isto? Vamos descobrir o nome do país?(Fazer a leitura no livro Musica Africana na Sala de Aula) Alguém sabe mostrar no mapa onde fica este país? Como é o lugar?(Tem florestas? Desertos? Savanas?Cidades grandes?) Como são as pessoas?(Costumes, curiosidades, suas casas, o que comem? Usam roupas diferentes das nossas? Colares, máscaras, e outros?De que brincam as crianças?)
    * O professor redige uma lista do que sabem e o que querem saber.


  • TEXTO COLETIVO. Reunir as informações e elaborar o texto coletivo. Depois de escrito em folha pelo professor, combinar com o grupo sobre o que podem desenhar para ilustrar o cartaz. Colocar identificação.
  • ANÁLISE DO TRABALHO_Após alguns ensaios , gravar e levar as crianças à sala de vídeo para analisarem o que pode ser melhorado, ensaiar, filmar e analisar novamente.outros dias
    PONTOS DE OBSERVAÇÃO PARA REGISTROS:
  1. ..aprendeu a letra da música;.....criou movimentos,....acompanhou o ritmo da música com..........etc....
  2. ..observou que( algum aspecto que pode ser melhorado) no momento em que assistiu a gravação......... modificou ( postura, gesto, entonação,..) após a observação da gravação.
  3. ..citou que conhece (…................) na roda de conversa, …......quis saber sobre(.....aspecto X)
  4. Na construção do texto informativo coletivo;…..colaborou comentando, citando, ….......falou que............, construindo uma frase correspondente ao tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário