OBJETIVOS
DE ENSINO
- Oportunizar o conhecimento de algumas músicas da cultura africana e aspectos do local de origem destas;
- Desenvolver a noção rítmica (respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, movimentar-se dentro da melodia musical)
- Oportunizar momentos que possibilitem à criança a reelaboração de seu trabalho através da observação, análise e reestruturação;
- Oportunizar momentos de pesquisa e elaboração de textos informativos.
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM
- Cantar músicas da cultura africana;
- Movimentar-se conforme o ritmo da música;(palmas, outros...)
- Perceber que é possível aperfeiçoar a técnica de canto , assistindo a filmagem do próprio grupo cantando;
- Expressar o que sabe e quais são as curiosidades nas rodas de conversa;
- Contribuir com suas ideias na construção do texto informativo coletivo;
ATIVIDADES
- OUVINDO MÚSICAS AFRICANAS _Em um local tranquilo, ouvir o CD do Livro Musica Africana na Sala de Aula.
- ESCOLHENDO UMA MÚSICA_ Após a audição , escolher uma música que tenha chamado mais a atenção, e ouvir novamente com maior atenção.
- APRENDENDO A MÚSICA ESCOLHIDA_ O professor descreve sua técnica
- RODA DE CONVERSA_Alguém sabe de onde veio esta música? Por que você acha isto? Vamos descobrir o nome do país?(Fazer a leitura no livro Musica Africana na Sala de Aula) Alguém sabe mostrar no mapa onde fica este país? Como é o lugar?(Tem florestas? Desertos? Savanas?Cidades grandes?) Como são as pessoas?(Costumes, curiosidades, suas casas, o que comem? Usam roupas diferentes das nossas? Colares, máscaras, e outros?De que brincam as crianças?)* O professor redige uma lista do que sabem e o que querem saber.
- TEXTO COLETIVO. Reunir as informações e elaborar o texto coletivo. Depois de escrito em folha pelo professor, combinar com o grupo sobre o que podem desenhar para ilustrar o cartaz. Colocar identificação.
- ANÁLISE DO TRABALHO_Após alguns ensaios , gravar e levar as crianças à sala de vídeo para analisarem o que pode ser melhorado, ensaiar, filmar e analisar novamente.outros diasPONTOS DE OBSERVAÇÃO PARA REGISTROS:
- …..aprendeu a letra da música;.....criou movimentos,....acompanhou o ritmo da música com..........etc....
- …..observou que( algum aspecto que pode ser melhorado) no momento em que assistiu a gravação......... modificou ( postura, gesto, entonação,..) após a observação da gravação.
- …..citou que conhece (…................) na roda de conversa, …......quis saber sobre(.....aspecto X)
- Na construção do texto informativo coletivo;…..colaborou comentando, citando, ….......falou que............, construindo uma frase correspondente ao tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário