segunda-feira, 28 de maio de 2012

Brincadeiras

Pega pegador

Objetivos:
  • Desenvolver a atenção.
  • Promover momento de descontração
  • Estimular o desenvolvimento do senso de direção, a agilidade a destreza e o equilíbrio, bem como o desenvolver os grandes músculos.
Esta brincadeira é uma variação da brincadeira do ovo choco.  A brincadeira ocorre aos pares, uma criança abre as pernas e a outra se insere no meio, ficando uma na frente e a outra atrás tudo isso em um círculo mantendo-se as crianças a uma pequena distância.
Uma criança será escolhida para ser o pegador e a outra irá fugir do pegador.  Elas correm livremente pelo espaço e o pegador no seu encalço de que está sendo perseguido.  A criança perseguida deverá escolher um dos diversos pares na roda para sentar-se atrás tentando livrar-se do pegador. Ao se sentar atrás desse par, imediatamente a criança que está na frente deste par, se tornará o pegador e quem estava fazendo o papel do pegador, automaticamente se tornará o perseguido, tendo que fugir e logo procurar um dos diversos pares na roda para sentar-se e assim sucessivamente as crianças vão se tornando ora pegadores, ora perseguidos.
Observação para as turmas muito grandes esta variante do ovo choco é muito boa, porque dá mais agilidade no processo de todos participarem, pois nem sempre a turma é tão calma ou bastante concentrada.
Recursos: não há.
Postado por :Professor João Claudio da Cunha

Bricandeira do lençol


Objetivos
·         Trabalhar a coletividade e a co-participação de cada criança no grupo, de modo a atingir o bem comum, terminar a tarefa.
·         Aproximar as crianças de modo que percebam que o mais importante é participar. *
·         Perceber que neste jogo não existem ganhadores ou perdedores, mas sim colaboradores.
·         Reconhecer a importância do outro para a execução da tarefa.
Para esta brincadeira será necessário um lençol e quatro participantes.
O objetivo é se deslocar de um ponto de partida e um de chegada sem derrubar a bola de dentro do lençol. Cada criança segurará uma das pontas do lençol e juntos em sincronia, deverão jogar a bola para o alto de modo que a mesma caia dentro do lençol, fazendo isso em movimento. O objetivo é que o grupo dentro de um tempo razoável consiga terminar o percurso sem deixar a bola cair.  As crianças percebem que o outro se faz necessário para o êxito do grupo.
Recursos: lençol e bola de borracha.
Prof. João Claudio da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário