segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bandinha Musical



Apresentação dos instrumentos de percurssão.

Instrumentos Musicais


Descrição: http://www.superkid.com.br/pergunte/musicais/images/timpano.gifFamília da percussão

Os instrumentos de percussão são fáceis e divertidos de tocar, basta balançar ou bater com as mãos ou baquetas. Você se lembra de algum instrumento desta família? Pensou em tambor, triângulos ou chocalho? Acertou! O prato também faz parte desta família, basta bater um contra o outro para fazer um barulho e tanto.

Estes instrumentos são muito antigos. Eram utilizados em rituais religiosos, festividades, como meios de comunicação, para estimular os trabalhos nos campos e outras atividades. A música e a dança são as manifestações artísticas mais antigas da humanidade, afinal de contas quem não gosta de cantar e dançar uma boa música?

Instrumentos: Pandeiro, tambor, xilofone, triângulo, bateria, pratos, chocalho, tímpano.
Trecho disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/instrumentos-musicais-percussao.html acessado em 25/05/2012.

Objetivos de ensino

  •         Garantir à criança a possibilidade de vivenciar a música, em diversas situações do dia a dia interagindo com objetos e brinquedos sonoros.
·          
Objetivos de aprendizagem

  •     Explorar o som dos instrumentos e produzir sons.
Sequencia de atividades

  • Exploração dos instrumentos .Dispor as crianças em círculo e a seguir levar para a sala a caixa contendo a bandinha musical. Questionar as crianças acerca do que tem na caixa, para que serve, quais instrumentos as crianças conhecem, ouvir e apreciar o som. O professor fará passar pela roda o instrumento apresentado, de modo que as crianças possam tocar o mesmo, explorar. Ao final o instrumento retornará as mãos do professor que o colocará novamente na caixa e irá apresentar outro instrumento e assim sucessivamente.
  • Neste momento levar para a sala somente alguns instrumentos de percurssão os quais serão os tambores, o pandeiro e o triangulo, explorar os sons e os instrumentos em si, após propor que as crianças tentem tocar os instrumentos observando o ritmo das palmas ditado pelo professor, cantando músicas conhecidas do repertório infantil.

  • Ritmo em músicas conhecidas_  As crianças irão realizar o acompanhamento de uma música conhecida marcando o seu final com o auxilio de um instrumento musical exemplo: atirei o pau no gato totô, e assim por diante sempre ao final das frases bater forte com os instrumentos.
  • As crianças irão tentar tocar músicas conhecidas do repertório da turma de forma livre e ao mesmo tempo dentro de um ritmo criado pela turma, tocando a música toda, tocando ora fraco, ora forte.

Elaborado por João Claudio da Cunha e Daniela do Amaral Torrens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário