terça-feira, 29 de maio de 2012

História Virtual_Matemática


Objetivos de ensino:
  • Oportunizar uma situação -problema em que seja necessário realizar a Correspondência termo a termo.

Objetivos de aprendizagem:
  • Expressar suas hipóteses para a resolução do problema apresentado;
  • Discutir e testar as hipóteses apresentadas;
  • Concluir que é necessário corresponder uma pedra para cada animal que o Curupira quer levar para o local seguro.

Recursos: Maquete de uma floresta com: Curupira, árvores, animais, pedras, folhas de árvore.

Descrição:
1° atividade: Contação da história virtual1:

O Curupira e o falso trovão.
Um dia, o Curupira estava fazendo uma inspeção pela mata, para verificar se estava tudo bem com os animais que protegia. De repente, ouviu um trovão! Saiu correndo para avisar as árvores, para que elas se preparassem para a tempestade, mas havia uma árvore muito esperta, que já tinha percebido que não era um trovão e avisou o Curupira:
Curupira! Isto não é um trovão, é um tiro de um caçador!
O Curupira precisava proteger os animais. Deu um forte assobio, e logo todos os animais estavam reunidos com ele. Tinha que levar todos para uma clareira longe dali, onde ficariam em segurança.
Mas, Curupira tinha um sério problema. Ele não sabia contar. Como ele iria saber se todos os animais que estavam reunidos, chegariam ao local seguro?

2° atividade: O professor leva máscaras de animais e propõe brincar de Curupira com seus animais na floresta.

atividade: O professor leva uma maquete, preparada para recontar a história e propor o problema para o grupo: Como o Curupira vai ajudar os animais a chegarem até a clareira para que sejam salvos, e ter certeza que todos chegaram, sem saber contar?
O professor deve intervir quando surgirem hipóteses que não levem a estabelecer a correspondencia pedra com animal, e fazer com que o grupo, teste as hipóteses apresentadas até chegar à solução prevista ou encontrar outra solução.

atividade: Relembrar com as crianças a atividade com a maquete, onde as crianças ajudaram o Curupira a resolver o problema, comentando as hipótese apresentadas, e a solução. Depois propor que as crianças desenhem como foi resolvido o problema.
1MOURA,1996.Controle de variação de quantidades.

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