Objetivos de ensino:
- Oportunizar uma situação -problema em que seja necessário realizar a Correspondência termo a termo.
Objetivos de
aprendizagem:
- Expressar suas hipóteses para a resolução do problema apresentado;
- Discutir e testar as hipóteses apresentadas;
- Concluir que é necessário corresponder uma pedra para cada animal que o Curupira quer levar para o local seguro.
Recursos: Maquete
de uma floresta com: Curupira, árvores, animais, pedras, folhas de
árvore.
Descrição:
O
Curupira e o falso trovão.
Um
dia, o Curupira estava fazendo uma inspeção pela mata, para
verificar se estava tudo bem com os animais que protegia. De repente,
ouviu um trovão! Saiu correndo para avisar as árvores, para que
elas se preparassem para a tempestade, mas havia uma árvore muito
esperta, que já tinha percebido que não era um trovão e avisou o
Curupira:
Curupira!
Isto não é um trovão, é um tiro de um caçador!
O
Curupira precisava proteger os animais. Deu um forte assobio, e logo
todos os animais estavam reunidos com ele. Tinha que levar todos
para uma clareira longe dali, onde ficariam em segurança.
Mas,
Curupira tinha um sério problema. Ele não sabia contar. Como ele
iria saber se todos os animais que estavam reunidos, chegariam ao
local seguro?
2°
atividade: O professor leva
máscaras de animais e propõe brincar de Curupira com seus animais
na floresta.
3°
atividade: O
professor leva uma maquete, preparada para recontar a história e
propor o problema para o grupo: Como o Curupira vai ajudar os animais
a chegarem até a clareira para que sejam salvos, e ter certeza que
todos chegaram, sem saber contar?
O professor deve intervir quando surgirem hipóteses que não levem a
estabelecer a correspondencia pedra com animal, e fazer com que o
grupo, teste as hipóteses apresentadas até chegar à solução
prevista ou encontrar outra solução.
4°
atividade:
Relembrar com as crianças a atividade com a maquete, onde as
crianças ajudaram o Curupira a resolver o problema, comentando as
hipótese apresentadas, e a solução. Depois propor que as crianças
desenhem como foi resolvido o problema.
1MOURA,1996.Controle
de variação de quantidades.
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