terça-feira, 22 de novembro de 2011

MONTAGEM DE UMA COREOGRAFIA



OBJETIVOS DE ENSINO

  • Apresentar o processo de montagem de uma coreografia , conhecendo elementos fundamentais como música, passos, figurino,trabalho em equipe,
  • Oportunizar o conhecimento de algumas produções artísticas e culturais, (danças) , que fazem parte do patrimonio cultural ;
  • Ampliar gradualmente o conhecimento e o controle dos movimentos.
  • Desenvolver a noção espacial(da criança em relação a si mesmo, em relação aos outros, e em relação à plateia)
  • Desenvolver a noção rítmica(respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, dançar dentro da melodia musical)
  • Perceber que é possível reelaborar seu trabalho através da observação, análise e reestruturação;

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
  • Experimentar e aprender passos e movimentos de uma coreografia ;
  • Dançar conforme o ritmo da música;
  • Dançar no espaço determinado da dança, observando sua posição em relação aos colegas;
  • Perceber que é possível aperfeiçoar os movimentos, assistindo a filmagem dos ensaios;
ATIVIDADES 
  1. Na sala de vídeo, as crianças irão assistir vídeos de danças selecionados previamente pelo professor, para serem analisados. As crianças serão chamadas a comentar os movimentos e experimentar os passos, num momento bem lúdico.  
  2. O professor propõe ao grupo a montagem de uma coreografia para apresentar aos pais. Elabora com a turma uma lista de atividades necessárias, com alguns questionamentos:
  • Que música escolheremos para nossa dança?
  • Que roupas iremos vestir?
  • Como serão nossos passos?
A lista será fixada na parede para as crianças acompanharem a produção da dança.
  • Á medida em que a coreografia é organizada com o grupo, filmar os ensaios e levar as crianças à sala de vídeo para analisarem seus movimentos. Discutir o que pode ser melhorado, ensaiar, filmar e analisar novamente.
  • Esta atividade será realizada em 6 semanas, em 2 dias da semana .

Nenhum comentário:

Postar um comentário