quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CONSTRUÇÃO DO QUADRO DE ATIVIDADES DIÁRIAS COM FOTOS

Objetivos de Ensino:
  • Proporcionar oportunidades de interação com os colegas e a equipe do CEI;
  • Oportunizar a discussão e o estabelecimento de combinados;
  • Oportunizar o conhecimento da rotina de atividades
  • Oportunizar o conhecimento dos espaços do CEI e suas funções;
  • Oportunizar o conhecimento dos diferentes materiais e brinquedos, bem como sua organização;

Objetivos de Aprendizagem:
  • Manifestar sua opinião na elaboração dos combinados da turma e seguí-los;
  • Aprender a organizar-se nos espaços do CEI.
  • Aprender a organizar-se com as atividades de rotina.


1º atividade;

No primeiro momento conversar com as crianças sobre o que é rotina, observar o que eles já sabem sobre tema, e a partir do conhecimento prévio deles ampliar discutindo sobre rotina nos lugares que as crianças freqüentam no dia a dia (em casa, igreja, escola...).
Quando conversarmos com as crianças sobre a rotina do CEI e da sala, realizar com eles um passeio no mesmo para conhecimento dos lugares (pátio, parque, refeitório...). Ao voltar na sala, conversaremos que no início de todas as aulas do dia, vamos construir a rotina do mesmo, para que eles observem o que vão realizar até o final da aula.

2º atividade;

            Neste segundo dia, no início da aula organizar as crianças em roda para a construção da rotina do dia, nesta atividade vamos trabalhar somente com as palavras relacionadas (lanche, escovação, higiene, atividade...).
            Propor a eles que façamos esta rotina com fotos, para que o ajudante do dia possa construí-la todos os dias com os colegas. As crianças irão desenhar na folha expressando uma parte da rotina que quiserem, e depois em roda cada criança irá falar sobre seu desenho para os colegas.

3º atividade;
           
            Neste dia vamos trabalhar com a atividade de bater as fotos da rotina com as crianças, no primeiro momento, vamos conversar com eles sobre quais momentos da mesma, iremos começar bater as fotos. De acordo com a rotina escolhida pelas crianças, vamos conversar com eles sobre os combinados que iremos fazer, para usar adequadamente estes espaços. Iremos escrever os combinados num cartaz e em equipe as crianças irão desenhar, representando o que está escrito.

4º atividade;
           
Neste dia com todas as fotos prontas, vamos expor para as crianças e montar uma ficha de cada foto com as palavras correspondentes, ex; foto do lanche/palavra lanche...
E mostrar para eles, pois vamos utilizar no decorrer do ano para a montagem da rotina do dia.

Registros: Todos os dias serão registrados quais as crianças que conseguem dar sua opinião, que conseguem associar as conversações com o tema, que sabe entender e aplicar os combinados.


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