Objetivos de Ensino:
- Proporcionar oportunidades de interação com os colegas e a equipe do CEI;
- Oportunizar a discussão e o estabelecimento de combinados;
- Oportunizar o conhecimento da rotina de atividades
- Oportunizar o conhecimento dos espaços do CEI e suas funções;
- Oportunizar o conhecimento dos diferentes materiais e brinquedos, bem como sua organização;
Objetivos de Aprendizagem:
- Manifestar sua opinião na elaboração dos combinados da turma e seguí-los;
- Aprender a organizar-se nos espaços do CEI.
- Aprender a organizar-se com as atividades de rotina.
1º atividade;
No primeiro momento conversar com as crianças sobre o que é rotina, observar o que eles já sabem sobre tema, e a partir do conhecimento prévio deles ampliar discutindo sobre rotina nos lugares que as crianças freqüentam no dia a dia (em casa, igreja, escola...).
Quando conversarmos com as crianças sobre a rotina do CEI e da sala, realizar com eles um passeio no mesmo para conhecimento dos lugares (pátio, parque, refeitório...). Ao voltar na sala, conversaremos que no início de todas as aulas do dia, vamos construir a rotina do mesmo, para que eles observem o que vão realizar até o final da aula.
2º atividade;
Neste segundo dia, no início da aula organizar as crianças em roda para a construção da rotina do dia, nesta atividade vamos trabalhar somente com as palavras relacionadas (lanche, escovação, higiene, atividade...).
Propor a eles que façamos esta rotina com fotos, para que o ajudante do dia possa construí-la todos os dias com os colegas. As crianças irão desenhar na folha expressando uma parte da rotina que quiserem, e depois em roda cada criança irá falar sobre seu desenho para os colegas.
3º atividade;
Neste dia vamos trabalhar com a atividade de bater as fotos da rotina com as crianças, no primeiro momento, vamos conversar com eles sobre quais momentos da mesma, iremos começar bater as fotos. De acordo com a rotina escolhida pelas crianças, vamos conversar com eles sobre os combinados que iremos fazer, para usar adequadamente estes espaços. Iremos escrever os combinados num cartaz e em equipe as crianças irão desenhar, representando o que está escrito.
4º atividade;
Neste dia com todas as fotos prontas, vamos expor para as crianças e montar uma ficha de cada foto com as palavras correspondentes, ex; foto do lanche/palavra lanche...
E mostrar para eles, pois vamos utilizar no decorrer do ano para a montagem da rotina do dia.
Registros: Todos os dias serão registrados quais as crianças que conseguem dar sua opinião, que conseguem associar as conversações com o tema, que sabe entender e aplicar os combinados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário