Lembretes
Importantes:
- O professor precisa ter completo domínio da história, ler antes de chegar na sala, para poder dar entonação à contação, de modo a atrair a atenção das crianças, promover participação das crianças com sons, respostas,...
- Separar previamente fantoches e fantasias para os personagens : ex:vestido para a Branca, roupas para o rei e a rainha, animais da floresta, chapéus ou camisetas para os anões, capote preto para a rainha má,cavalinhos de pau,etc....)
- TODOS DEVEM PARTICIPAR, e revezar os papéis, para terem oportunidade de experimentar a atuação de vários personagens. Se o professor define quem vai ser quem, e o papel não muda, essa possibilidade de vivenciar vários personagens é eliminada.
Objetivos
de ensino:
-Ampliar
as possibilidades de movimento , criatividade, expressão através da
dramatização, partindo de clássicos.
-Oportunizar
momentos para falar com entonação, voz clara, tom de voz adequado
para a cena.
-Proporcionar
oportunidades para que a
criança possa reelaborar seu trabalho através da observação,
análise e reestruturação das cenas, observando gravações.
-Possibilitar
a exploração e seleção de sons para a trilha sonora da
dramatização.
-Oportunizar
a discussão para seleção de figurinos, cenários, bem como sua
construção.
Objetivos
de aprendizagem:
-
Contribuir com suas opiniões, sugerindo elementos, procedimentos, e
demonstrar respeito às opiniões dos colegas durante as discussões
sobre o planejamento da dramatização, definição de personagens,
seleção de cenas, elaboração de figurino e cenário, escolha da
trilha sonora; .
-Falar
com entonação necessária ao personagem, tom de voz adequado,
pronuncia clara,...
-Participar
na construção do cenário, da trilha sonora, contribuindo com
opiniões,
-Analisar
as gravações, opinar sobre o que deve melhorar, e reelaborar seu
trabalho.
-
Dramatizar os personagens, movimentando-se na cena, e representando a
história.
Atividades:
1.Contação:
Preparar
o grupo em um local tranquilo, sentados confortavelmente,
certificar-se que todos tenham ampla visão do professor, que possam
enxergar as figuras do livro, quando utilizado. Certificar-se que
tem a atenção de todos e iniciar a magia da contação da história.
2.
Dramatização:
2.1.Definição
de personagens: Elaborar
uma lista dos personagens com as crianças, listando no quadro com
desenhos ou escrita e algum símbolo que eles possam identificar(ex:
uma coroa para o príncipe, uma flor para a princesa,...)
2.2.
Definição das
cenas: Logo que o grupo
enumere e registre os personagens com facilidade, introduzir o
procedimento de separar a história em cenas,(Sugestões: Desenhar no
quadro um quadrado para cada cena, enumerar e nomear a cena, e fazer
um desenho .Ex: cena 1_rainha espetando o dedo; desenho de um dedo
saindo sangue.)e assim construir todo o roteiro da história.
Esta atividade deve ser
realizada com muita tranquilidade e participação das crianças; e
pode ser realizada em mais de um dia, sempre percebendo o ritmo da
turma)
4. Com uma cena
desenhada, já pode ser iniciada a dramatização. Filmar as cenas .
5. Levar o grupo para
analisar as cenas na sala de vídeo . Inicialmente, as crianças
fazem os comentários livremente, e o professor orienta algumas
análises: Dá para ouvir bem as falas? Porque não dá pra ver o
rosto do personagem? Será que ele poderia aparecer melhor?
6.Em outra oportunidade,
regravar a cena e analisar novamente.
7.Construção de
cenários: Analisando a gravação, perguntar ao grupo:
- Olhando a filmagem da
nossa cena, parece que a Branca de Neve está numa floresta?
- O que podemos fazer
para construirmos um cenário de floresta?
Após as sugestões,
combinar e construir os cenários.
8.Trilha sonora:
Levar o grupo para assistir a gravação de uma cena, e prestar
atenção nos sons.
Levar objetos e
instrumentos sonoros, e outras propostas de sons com corpo, por
exemplo.
- Que som poderiamos
colocar no fundo para dar mais emoção à cena?
Esta
atividade é muito rica, as crianças vão gradativamente aprendendo
a reestruturar seus próprios trabalhos, e percebendo que podem
melhorar. É fundamental que o professor conduza de forma que as
crianças percebam sua própria performance, sem rótulos
tipo “fez errado”, e sem impor os movimentos às crianças.
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