terça-feira, 22 de novembro de 2011

Apresentação Teatral_ Branca de Neve


Lembretes Importantes:
  • O professor precisa ter completo domínio da história, ler antes de chegar na sala, para poder dar entonação à contação, de modo a atrair a atenção das crianças, promover participação das crianças com sons, respostas,...
  • Separar previamente fantoches e fantasias para os personagens : ex:vestido para a Branca, roupas para o rei e a rainha, animais da floresta, chapéus ou camisetas para os anões, capote preto para a rainha má,cavalinhos de pau,etc....)
  • TODOS DEVEM PARTICIPAR, e revezar os papéis, para terem oportunidade de experimentar a atuação de vários personagens. Se o professor define quem vai ser quem, e o papel não muda, essa possibilidade de vivenciar vários personagens é eliminada.
Objetivos de ensino:
-Ampliar as possibilidades de movimento , criatividade, expressão através da dramatização, partindo de clássicos.
-Oportunizar momentos para falar com entonação, voz clara, tom de voz adequado para a cena.
-Proporcionar oportunidades para que a criança possa reelaborar seu trabalho através da observação, análise e reestruturação das cenas, observando gravações.
-Possibilitar a exploração e seleção de sons para a trilha sonora da dramatização.
-Oportunizar a discussão para seleção de figurinos, cenários, bem como sua construção.

Objetivos de aprendizagem:
- Contribuir com suas opiniões, sugerindo elementos, procedimentos, e demonstrar respeito às opiniões dos colegas durante as discussões sobre o planejamento da dramatização, definição de personagens, seleção de cenas, elaboração de figurino e cenário, escolha da trilha sonora; .
-Falar com entonação necessária ao personagem, tom de voz adequado, pronuncia clara,...
-Participar na construção do cenário, da trilha sonora, contribuindo com opiniões,
-Analisar as gravações, opinar sobre o que deve melhorar, e reelaborar seu trabalho.
- Dramatizar os personagens, movimentando-se na cena, e representando a história.

Atividades:
1.Contação:
Preparar o grupo em um local tranquilo, sentados confortavelmente, certificar-se que todos tenham ampla visão do professor, que possam enxergar as figuras do livro, quando utilizado. Certificar-se que tem a atenção de todos e iniciar a magia da contação da história.
2. Dramatização:
2.1.Definição de personagens: Elaborar uma lista dos personagens com as crianças, listando no quadro com desenhos ou escrita e algum símbolo que eles possam identificar(ex: uma coroa para o príncipe, uma flor para a princesa,...)
2.2. Definição das cenas: Logo que o grupo enumere e registre os personagens com facilidade, introduzir o procedimento de separar a história em cenas,(Sugestões: Desenhar no quadro um quadrado para cada cena, enumerar e nomear a cena, e fazer um desenho .Ex: cena 1_rainha espetando o dedo; desenho de um dedo saindo sangue.)e assim construir todo o roteiro da história.
Esta atividade deve ser realizada com muita tranquilidade e participação das crianças; e pode ser realizada em mais de um dia, sempre percebendo o ritmo da turma)

4. Com uma cena desenhada, já pode ser iniciada a dramatização. Filmar as cenas .

5. Levar o grupo para analisar as cenas na sala de vídeo . Inicialmente, as crianças fazem os comentários livremente, e o professor orienta algumas análises: Dá para ouvir bem as falas? Porque não dá pra ver o rosto do personagem? Será que ele poderia aparecer melhor?

6.Em outra oportunidade, regravar a cena e analisar novamente.

7.Construção de cenários: Analisando a gravação, perguntar ao grupo:
- Olhando a filmagem da nossa cena, parece que a Branca de Neve está numa floresta?
- O que podemos fazer para construirmos um cenário de floresta?
Após as sugestões, combinar e construir os cenários.

8.Trilha sonora: Levar o grupo para assistir a gravação de uma cena, e prestar atenção nos sons.
Levar objetos e instrumentos sonoros, e outras propostas de sons com corpo, por exemplo.
- Que som poderiamos colocar no fundo para dar mais emoção à cena?

Esta atividade é muito rica, as crianças vão gradativamente aprendendo a reestruturar seus próprios trabalhos, e percebendo que podem melhorar. É fundamental que o professor conduza de forma que as crianças percebam sua própria performance, sem rótulos tipo “fez errado”, e sem impor os movimentos às crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário