Atividade: CADA DIA É
SEMPRE UM NOVO DIA_CALENDÁRIO
Objetivos
de Ensino
Oportunizar a utilização dos
números em diferentes contextos;
Proporcionar discussões sobre medição social do tempo;
Ler e interpretar informações matemáticas em calendários.
Proporcionar discussões sobre medição social do tempo;
Ler e interpretar informações matemáticas em calendários.
Objetivos
de Aprendizagem:
Aprender sobre o
funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano.
Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano.
Atividade- apresentação do calendário.
Será levado um calendário tipo folhinha para a roda do grupo, onde será questionado quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado.
Apresentar o Calendário Linear, já montado com as folhinhas relativas ao mes, com as folhas referentes aos finais de semana em cor diferentes. Este material fica pendurado na parede na forma de varal, para que as crianças acompanhem e discutam e façam registros sobre: que dia é hoje, que faremos amanhã, o que fizemos ontem, aniversários, passeios, e outras anotações.
Diariamente, uma das crianças (o ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário , e a turma pode verificar e conferir os eventos marcados e agendar outros.
Será levado um calendário tipo folhinha para a roda do grupo, onde será questionado quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado.
Apresentar o Calendário Linear, já montado com as folhinhas relativas ao mes, com as folhas referentes aos finais de semana em cor diferentes. Este material fica pendurado na parede na forma de varal, para que as crianças acompanhem e discutam e façam registros sobre: que dia é hoje, que faremos amanhã, o que fizemos ontem, aniversários, passeios, e outras anotações.
Diariamente, uma das crianças (o ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário , e a turma pode verificar e conferir os eventos marcados e agendar outros.
Referências:Revista
nova escola.Priscila Monteiro.disp. em 01/03/2012 http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo-dia-428181.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário