quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ATIVIDADE SEQUENCIADA: MONTAGEM DE UMA COREOGRAFIA



OBJETIVOS DE ENSINO

  • Apresentar o processo de montagem de uma coreografia , conhecendo elementos fundamentais como música, passos, figurino,trabalho em equipe.
  • Oportunizar o conhecimento de algumas produções artísticas (danças) , que fazem parte do patrimonio cultural ;
  • Ampliar gradualmente o conhecimento e o controle dos movimentos.
  • Desenvolver a noção espacial(da criança em relação a si mesmo, em relação aos outros, e em relação à plateia)
  • Desenvolver a noção rítmica(respeitar o andamento da música, acompanhar o grupo, dançar dentro da melodia musical)
  • Oportunizar momentos que possibilitem à criança a reelaboração de seu trabalho através da observação, análise e reestruturação;

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
  • Experimentar e aprender passos e movimentos de uma coreografia ;
  • Dançar conforme o ritmo da música;
  • Dançar no espaço determinado da dança, observando sua posição em relação aos colegas;
  • Perceber que é possível aperfeiçoar os movimentos, assistindo a filmagem dos ensaios;
ATIVIDADES
  • EXPERIMENTANDO A DANÇA_Na sala de vídeo, as crianças irão assistir vídeos de danças selecionados previamente pelo professor, para serem analisados. As crianças serão chamadas a comentar os movimentos e experimentar os passos, num momento bem lúdico.
  • MONTAGEM DE UMA COREOGRAFIA_O professor propõe ao grupo a montagem de uma coreografia para apresentar a uma determinada platéia. Após a escolha da música, experimentar movimentos e elaborar a coreografia com a turma.Esta atividade será realizada quantas vezes for necessário para montar a coreografia.
  • PLANEJAMENTO DA APRESENTAÇÃO. Discutir com a turma sobre os elementos necessários para uma apresentação. Com os dados obtidos, o professor elabora com a turma uma lista de atividades necessárias, com alguns questionamentos:
  • Que roupas iremos vestir?
  • Como serão nossos passos?
  • Que elementos a mais serão necessários (elementos de cenário, como árvores, painéis, etc...)
A lista será fixada na parede para as crianças acompanharem a produção da dança.
  • ENSAIOS- Realizados periodicamente, incentivando o grupo a realizar a coreografia com entusiasmo e vontade de melhorar.
  • ANÁLISE DO TRABALHO_Filmar os ensaios e levar as crianças à sala de vídeo para analisarem seus movimentos. Discutir o que pode ser melhorado, ensaiar, filmar e analisar novamente.
  • REPRESENTAÇÃO DA COREOGRAFIA ATRAVÉS DE RECORTE E COLAGEM_A turma será dividida em grupos, um para registrar cada momento da dança.(ex: entrada em fila, forma círculo, acena para a platéia). Recortar figuras de pessoas de revistas e montar a cena da dança. A criança poderá completar com desenhos, ex: o braço acenando.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário