sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estratégias de contação de histórias


ATIVIDADES  PERMANENTES: MOMENTO DA HISTÓRIA


OBJETIVOS DE ENSINO:

  • Desenvolver o hábito da leitura
  • Estimular a fantasia e a criatividade
  • Desenvolver a atenção
  • Desenvolver a capacidade argumentativa, opiniões, ponto de vista...
  • Ampliar o vocabulário
  • Desinibir as crianças
  • Antecipar finais de histórias e cenas.
  • Construir histórias a partir de gravuras.
  • Desenvolver bons hábitos de cuidados quanto aos livros, manuseio.
  • Recontar a história, destacando as personagens.
  • Recontar a história seguindo a ordem lógica

 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • Que as crianças adquiram bons hábitos de leituras
  • Desenvolvam a oralidade, conseguindo expressar idéias e opiniões, argumentando, expondo ponto de vista.
  • Desenvolver a capacidade de concentração e a atenção.
  • Que as crianças desenvolvam a capacidade de se expressar em público
  • Criar novos enredos para as histórias
  • Desenvolver os cuidados quanto ao manuseio dos livros.
  • Que as crianças sejam capazes de recontar histórias destacando as personagens.



DESCRIÇÃO: Preparar previamente o espaço da contação de história, deixando o ambiente tranqüilo e aconchegante, acalmando as crianças, fazendo as mesmas recordarem-se que este momento consta do quadro de rotina.   As crianças antes de iniciado todo este processo deverão passar por uma sensibilização de contato com os livros, será apresentado o acervo com todos os livros que temos no CEI.   As crianças deverão ser orientadas quanto ao cuidado,com os livros em seu manuseio, que as crianças se devem estar com as mãos limpas, cuidar para não rasgá-los... as crianças ouvirão e contarão histórias com o livro e sem, atentando para o enredo, sabendo recontar a história. Estimular as crianças a contarem suas histórias ouvidas de livros ou mesmo criadas por elas. Estimular que as crianças peguem o livro e contem para o grupo a história fazendo uso do mesmo.

RECURSOS: Livros, Cd´s, Dvd´s, fantoches, indumentárias.

Prof. Patrícia Noronha contribui na elaboração deste texto.

Um comentário: