quinta-feira, 1 de março de 2012

RECEITA


EXPERIÊNCIA CULINÁRIA_GENERO RECEITA
OBJETIVOS DE ENSINO
·  Conhecer os elementos fundamentais do texto receita:ingredientes, modo de preparo.
·  Conhecer a função social da escrita:gênero receita

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
·        Participar da preparação, conhecendo e analisando os ingredientes, a quantidade necessária, a transformação destes.
·        Interessar-se pela escrita, ainda que não de forma convencional.
·  Estudar o texto de uma receita,  identificando os elementos básicos deste gênero de  texto

ATIVIDADES
·         O  professor traz a receita escrita em um kraft. Pergunta às crianças “O que está escrito neste texto?” Ouvir as hipóteses, e ampliar lendo o título. Ouvir as novas hipóteses e ampliar lendo os ingredientes. Discutir as hipóteses e ler o modo de preparo. Discutir até que esteja bem compreendido o texto. Sintetizar com a turma: “O que precisamos para o preparo?(ingredientes, pessoas para auxiliar). Se for preciso, redigir um bilhete para a família vir ajudar, ou contribuir com ingredientes.) Discutir os procedimentos de higiene, e como será o procedimento, para as crianças estarem cientes se irão  participar de alguma etapa do preparo, ou se irão apenas observar. Onde será a degustação, preparos necessários,..
·         No dia do preparo, com todos os ingredientes e pessoas para auxiliar definidos, iniciar os procedimentos, analisando os ingredientes, origem, se conhecem, o que se faz com ele, manipular, cheirar, provar cada ingrediente.
·         Enquanto o prato é preparado, organizar o espaço para a degustação. No caso de pratos com preparo demorado, providenciar o preparo previamente, e no momento da experiência, fazer apenas uma amostragem, (como nos programas de culinária).
·  Escrita da receita para  enviar para a família. (colar um texto digitado) e a criança irá “escrever” a receita do jeito que  conseguir.
AVALIAÇÃO e registro no Portfólio e Blog
·         Foto da preparação
·         Cópias da receita
·         Foto da degustação
·         Registros das falas

Referências: Josette Jolibert. Jeannette Jacob e colaboradores. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Tradução Ana Maria Netto Machado ._Porto Alegre:Artmed,2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário